Sex 27 Mai 2011

Entendendo o fenômeno “Oração”

por Diogo Gregório

Sim, se você por um segundo se conectou em algum portal de música nas duas ultimas semanas já deve ter lido ou ouvido falar nesse clip fantástico da canção Oração que “A Banda Mais Bonita da Cidade” nos presenteou.

Esse clipe, em dois dias, teve mais de 400 mil visualizações e em pouco tempo se infiltrou em canais de televisão, mídia especializada e etc.


E basta você ouvi-la uma vez sequer, para repetidamente ficar cantarolando os versos no seu dia.

E você, assim como eu, que vive ou pretende viver de produção artística deve ter se perguntado: Por que?

E eu te explico. Isso tudo se deve a três fatores: Simplicidade, Compartilhar e Verdade Artística.

Simplicidade, porque é uma canção de versos simples. Um verdadeiro tratado sobre amizade, cumplicidade. Simplicidade porque o Clip também é absurdamente leve. O que deve ter dado nó conceitual em muitos mega diretores, que se sentem Midas do Videoclipe. Um simples Plano Sequência, bem parecido com os Lipdubs que se multiplicam aos montes pela rede e pronto: temos uma junção emocionante capaz de tocar qualquer um.

Compartilhar, porque por mais que tentamos fugir essa deve ser a principal característica de nossa geração. E quando eu falo compartilhar não digo apenas o compartilhar o videoclipe em alta resolução no youtube. E sim, de se compartilhar tudo. Desde o compartilhar do autor da música que cedeu a canção, até o compartilhar o momento da gravação do clipe com artistas amigos, o compartilhar a casa da vó onde o clipe foi rodado... Tudo que se vê ali é compartilhar. E isso é mágico. Estamos num momento não só da Arte mais da humanidade onde compartilhar nunca foi tão simples. Porém, preferimos nos dividir em nossas casas, sem nos permitir a soma que somente a divisão proporciona.

E verdade artística, pois “Oração” e até mesmo os outros trabalhos da “Banda Mais Bonita da Cidade” que são encontrados facilmente na rede, nos apresenta artistas com uma intensidade criativa surpreendente. Totalmente novo e sem se preocupar com ser igual a algo visto antes. E é disso que o mundo está com sede. De novos sabores que só a verdade artística pode trazer


Então ficam  algumas questões: O que “Oração” pode trazer para você? O que sua banda pode compartilhar com o resto do mundo que vai ser único, belo e simples?


Se tiver dúvidas, sugiro que recorra ao coração que “não é tão simples como pensa...”



Veja A Banda Mais Bonita da Cidade: http://www.rockwave.com.br/tvrockwave/banda-mais-bonita-da-cidade-oracao/

+ posts

Mais posts

bandas + recentes

Mais Bandas